CONHEÇA O CODAU

  AGÊNCIA VIRTUAL

  INFORMATIVO

  RESPONSABILIDADE

  LICITAÇÃO

  CODAU ENSINA

  FALE CONOSCO

  FALE COM O PRESIDENTE

  TRANSPARÊNCIA

  ACESSO À INFORMAÇÃO




Serviços


 



Codau premia alunos, professores e escola no I concurso de redação sobre preservação da água
11/08/2017

Três alunos das escolas municipais de Uberaba, com idade entre 8 e 11 anos, foram os vencedores do I concurso de redação do Codau. A premiação foi entregue nesta quinta feira (10) no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (CETA), unidade da autarquia localizada na Univerdecidade. Os vencedores usaram a criatividade para discorrer sobre o tema ambiental proposto: Água preservada, água para o futuro.

O assunto foi bem explorado pelos três primeiros classificados, que redigiram textos com dicas de economia, alertas sobre a necessidade de uso consciente da água e sobre as consequências geradas com a poluição dos recursos naturais. As redações vencedoras passaram por uma comissão julgadora do Codau e da Secretaria de Educação, que pontuou com base em cinco critérios: a criatividade, originalidade, pertinência ao tema, clareza no desenvolvimento das ideias, ortografia e gramática do texto.

Laura Rocha de Souza, de 9 anos do quarto ano B (integral) da Escola Municipal Norma Sueli Borges, seguindo todas as regras do concurso, garantiu a primeira colocação e recebeu um notebook. Ela também assegurou para a escola uma premiação de até 2 mil e a diretora Patrícia Tavares escolheu dois computadores. O título da redação da aluna Laura foi : Água para o futuro. (Foi uma surpresa. Fiquei muito feliz quando foi revelado meu nome. Vou usar muito meu notebook, pra pesquisar, estudar e brincar. Eu não tinha um computador e agora vou ter um só pra mim, disse).

Os alunos Luan Marques Correia, de 8 anos, do terceiro ano A (vespertino), da Escola Mun. Joubert de Carvalho ficou em segundo lugar com a redação: A água. Ele faturou um tablet. E Jeniffer Gabriela Fernandes, de 11 anos do sexto ano Q (vespertino) da Escola Mun. Professora Terezinha Hueb de Menezes levou pra casa uma bicicleta por ter sido a terceira colocada com a redação: A água faz falta para o mundo.

Os professores dos alunos premiados também foram contemplados com um tablet cada um. Foram eles: Elisângela karla (Escola Norma Sueli Borges); Renata Beatriz da Silva, (escola Joubert de Carvalho) e o professor Eurípedes Mendes de Oliveira Costa (Escola Professora Terezinha Hueb de Menezes).

Luiz Guaritá Neto, presidente da autarquia ressaltou que o Codau não pretende parar com suas ações ambientais, justamente pelos bons resultados alcançados. (Atingimos nossa meta proposta, a de sensibilizar as crianças sobre a importância do uso consciente dos recursos naturais. E eles são muito receptivos, apreendem facilmente com os bons exemplos do dia a dia e os multiplicam com uma consciência cada vez mais apurada).

O prefeito Paulo Piau reforçou essa ideia. (Além das obras de melhorias que estamos promovendo no sistema de abastecimento, agora sabemos que também plantamos a sementinha da conscientização em nossos alunos, moradores das imediações desses centros. Saímos daqui muito satisfeitos com o concurso. Agora, os alunos que participaram serão nossos disseminadores de práticas ambientais e isso é nosso maior ganho, com certeza).

O concurso de redação recebeu 250 inscrições de alunos do terceiro ao sexto ano do ensino fundamental, das escolas municipais dos vencedores. Foram escolhidas por estarem localizadas nas áreas de influência dos Centros de Reservação 12 (Vila Ozanan) e 13 (Valim de Melo). O evento fez parte do Projeto de Trabalho Socioambiental, sob a supervisão da Caixa Econômica Federal e foi destinado exclusivamente para a comunidade escolar situada nas proximidades dessas obras do projeto Mais Água, que visa a ampliação do abastecimento em Uberaba.

Redações vencedoras:

1º lugar:
Aluna: Laura Rocha de Souza, de 9 anos do quarto ano B (integral) da Escola Municipal Norma Sueli Borges.

Água para o futuro

A água é muito importante para a gente, então vamos aprender os passos para aprender economizar a água para não faltar no futuro. Primeiro passo: não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes. Segundo passo: enquanto você se ensaboa no banho, desligue o chuveiro. Terceiro passo: enquanto você esfrega os pratos, deligue a torneira.
Precisamos da água para tudo: fazer comida, escovar os dentes, tomar banho, lavar o carro e também para fazer suco que é uma delícia! usamos para tudo nesse mundo, sem a água do planeta terra a gente morre.
O mundo precisa muito, mas muito da água, por isso a gente precisa colaborar mais, muito mesmo, porque daqui a pouco não tem mais o que comer e nem beber e água para tomar banho, para dar descarga, para escovar os dentes, para lavar as nossas roupas.
A gente tem que preservar a floresta, o rio, os lagos e também os mananciais e também temos que cuidar dos córregos. Temos que cuidar de tudo isso porque se os rios, lagos e córregos ficarem sujos a gente não pode beber, sabe por quê? a gente morre, porque aí ela vai estar cheia de sujeira e também vai estar cheia de micróbios.
Eu também vou falar que a gente não pode jogar óleo de cozinha na pia porque passa pelo ralo e vai direto para água e depois a gente não pode mais consumir.
Vamos ajudar o planeta terra.


2º lugar:
Aluno: Luan Marques Correia, de 8 anos, do terceiro ano A (vespertino), da Escola Municipal Joubert de Carvalho.
A água
Eu estive pensando muito no que escrever, por ser criança, às vezes não entendo por que os adultos desperdiçam tanta água se nós precisamos tanto dela para beber, para tomar banho e para preparar nossos alimentos.
Eu vejo tanto desperdício e fico triste. Peço sempre para minha mãe e minha avó economizarem água. Eu quero crescer um adulto consciente, com minha mãe aprendi que o dinheiro não é tudo, as pessoas precisam dar valor em pequenas coisas, coisas como a água, sem ela não tem vida.
A água é importante para todos, e que todos aprendam dar valor a essa fonte da vida que tem na terra.

3º lugar:
Aluna: Jeniffer Gabriela Fernandes, de 11 anos do sexto ano Q (vespertino) da Escola Municipal Professora Terezinha Hueb de Menezes.

A água faz falta para o mundo

Aqui em Uberaba água tem de sobra. Mas o seguinte, aqui nessa cidade todo mundo desperdiça água. Aqui eles não sabem que temos que aproveitá la. Eles não tem noção do tanto que a água faz falta e ainda mais pra outros países e muitas pessoas e crianças que precisam de água.
Um dia vi duas crianças e uma mulher desperdiçando água. Cheguei e falei assim:
Moça, você tem noção do que você está fazendo?
Ela me respondeu:
Não!
Eu falei assim:
Ah! você está desperdiçando água que muitas pessoas queriam estar bebendo neste momento. Então não desperdice mais água, faz falta não só pra você como para outras pessoas.
Aviso! não desperdice água, você vai precisar dela, não ela de você.


Ascom Codau 11.08.17