CONHEÇA O CODAU

  AGÊNCIA VIRTUAL

  INFORMATIVO

  RESPONSABILIDADE

  LICITAÇÃO

  CODAU ENSINA

  FALE CONOSCO

  FALE COM O PRESIDENTE

  TRANSPARÊNCIA

  ACESSO À INFORMAÇÃO




Serviços


 



Codau fará caça esgotos e microdrenagem no centro durante feriadão
10/08/2017

O programa Caça Esgotos Clandestinos do Codau, iniciado no ano passado, avança neste fim de semana para solucionar um dos últimos trechos previstos na Leopoldino de Oliveira. A obra será executada na Avenida, a partir das 13h de sábado (12), no trecho entre Santos Dumont e a Rua Senador Pena, na pista sentido Univerdecidade Centro.

A intervenção será nas proximidades da concessionária de carros (Ford Texas). Este é um dos três grandes lançamentos que ainda restam a ser eliminados. O Codau fará a substituição da tubulação atual, por uma de maior diâmetro com 600 mm. O extravasamento de esgoto que é registrado ali também será solucionado. A previsão de conclusão é segunda feira (14), véspera de feriado de N. Sra. da Abadia.

Durante as obras será necessário fechar uma das pistas da Leopoldino, a faixa Univerdecidade centro. Mas a pista do BRT estará liberada para tráfego compartilhado com os demais veículos.

Caça Esgotos

O programa, lançado em setembro de 2016, teve o objetivo de eliminar os esgotos clandestinos que ainda são lançados dentro das galerias de água pluvial do centro de Uberaba. A iniciativa foi criada para ampliar as melhorias sanitárias desses canais e avançar na despoluição dos córregos, sob as avenidas. Mais de 90 porcento já estão concluídos, com a retirada de 453 lançamentos clandestinos na Leopoldino de Oliveira; Guilherme Ferreira; Nelson Freire; Dr. Fidelis Reis; Odilon Fernandes; Henrique Castejon; além da Santa Beatriz e de uma revisão feita na Santos Dumont.

Microdrenagem

O Codau também aproveitará o feriadão para implantar uma nova rede pluvial na Avenida Leopoldino de Oliveira, no trecho entre o Shopping Generoso Lenza e a lanchonete Habibs. A ação de microdrenagem tem o objetivo de solucionar um problema recorrente, de reduzida capacidade de drenagem do trecho, localizado na Rua José Furtado Nunes.

A obra envolve a substituição da tubulação antiga por uma de maior porte. A existente não comporta grandes volumes de enxurradas, o que provoca intenso represamento na área durante o período chuvoso. A nova rede a ser instalada tem capacidade superior, de 600mm.

A previsão é iniciar a intervenção já na segunda feira (14), véspera de feriado, logo após equipe do Codau finalizar o trabalho de caça esgoto clandestino, na Leopoldino de Oliveira. Durante a obra de microdrenagem haverá interdição da Avenida, na pista sentido Univerdecidade centro, mas a do BRT será liberada para trânsito, compartilhado com veículos.

Os serviços na Leopoldino serão finalizados até na terça feira (15), quando o Codau entrará na Rua José Furtado Nunes, via entre o Shopping Generoso e o Habibs, para a instalação de 2 bocas de lobo de grande porte. Quando a obra estiver localizada somente na José Furtado Nunes, haverá interdição total da via, com permissão de apenas trânsito local. Nesta Rua a previsão é que os trabalhos sejam finalizados na quinta feira, dia 17.

Ascom Codau 10.08.2017